A Frente Pela Vida foi lançada em 29 de maio de 2020, em meio à pandemia de Covid-19, marcando a união de diversas entidades da sociedade civil em defesa da democracia, da ciência e do Sistema Único de Saúde (SUS). Além da crise sanitária, o Brasil enfrentou uma grave crise política, com muitos retrocessos e ameaças aos direitos e à cidadania.

A Frente pela Vida está baseada nos seguintes pilares:

  • O direito à vida é o bem mais relevante e inalienável da pessoa humana, sem distinção de qualquer natureza;
  • O Sistema Único de Saúde (SUS) é instrumento essencial para preservar vidas, garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde;
  • A solidariedade, em especial para com os grupos mais vulnerabilizados da população, é um princípio primordial para uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna;
  • É imprescindível para a vida no Planeta a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, garantindo a todos uma vida ecologicamente equilibrada e sustentável;
  • A democracia e o respeito à Constituição são fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais, bem como para proporcionar condições dignas de vida para todas as brasileiras e todos os brasileiros.

Notícias


 Nota em solidariedade à comunidade das universidades públicas da Argentina
Nota em solidariedade à comunidade das universidades públicas da Argentina
01-10-2024

A Frente pela Vida (FpV) expressa sua profunda solidariedade à comunidade das universidades públicas da Argentina, que permanece pesquisando, ensinando e estudando mesmo em um cenário de profundas restrições orçamentárias impostas pelo governo de Javier Milei. Diante da intensa mobilização da cidadania argentina, a FpV espera que a ...


Saiba tudo sobre o processo conferencial

Serão três atos das 9h às 17h - Presença do ex-presidente Lula

Faça um Pix e ajude a concretizar esse evento

Vídeos


Confira as convocações e atividades promovidas e com a participação da Frente Pela Vida.

Eixos Preparatórios


Documentos Preparatórios

Arte das conferências preparatórias





O pontapé inicial foi dado. Agora é hora de construir a Conferência Livre Democrática e Popular de Saúde 2022 nas redes e nas ruas! ABRACE ESSA CONSTRUÇÃO


Como?

Organize na sua unidade de saúde, na sua universidade, sindicato, associação ou na sua comunidade uma atividade preparatória da Conferência. Os eixos da Conferência e os documentos preparatórios podem ser o ponto de partida, ou a própria realidade da saúde onde você vive e mora. 

Baixe aqui a arte das conferências preparatórias e faça as adaptações necessárias, adicionando título, data, local e as entidades e organizações à frente da realização. É fácil!

Coloque também na Agenda de mobilização, no site da Frente Pela Vida, para que mais gente fique sabendo e possa participar da atividade.

Faça o registro da conferência preparatória com textos, fotos, vídeos, poesia, desenho e/ou música! Envie tudo para comunicacao@frentepelavida.org.br. O conteúdo será publicado no site da Frente Pela Vida e compartilhado pelas organizações parceiras.

Não esqueça da ata final (clique e baixe o modelo de ata), com os principais debates e propostas, e a lista dos participantes, que deve ser enviada para o e-mail frentepelavida@frentepelavida.org.br.

As conferências livres fazem parte dos mecanismos de participação social em saúde, mas ao contrário dos processos oficiais, não seguem formalidades como quórum mínimo, representatividade por segmentos ou eleição de delegados para a etapa principal.

Assim, com tudo registrado, as contribuições de cada conferência preparatória vão se somar e formar um grande painel sobre a situação da saúde no Brasil e orientar o debate da etapa final, a Conferência Livre Democrática e Popular de Saúde 2022, em 5 de agosto.


Clique e baixe o Regimento da Etapa Nacional, já com a programação.


Memória


Contato


Desenvolvimento FW2 Agência Digital