A atividade preparatória em Sumaré da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde foi promovida no dia 27 de julho, na sede do Partido do Trabalhador (PT) de Sumaré, na cidade de Campinas, São Paulo. A ação reuniu 16 pessoas, que representaram profissionais de saúde da rede local, usuários, conselheiros, lideranças e moradores da Ocupação Vila Soma e militantes da luta antimanicomial.
Em dinâmica, cada participante recebeu uma estrela adesiva e uma caneta para que respondessem à pergunta: "Qual a força do SUS?". Algumas das respostas foram "A saúde não está à venda", "Igualdade na Diversidade", "Resistência", "Democratizar cada vez mais a saúde, através de conscientização do povo a sua importância" e "Esperança". Confira o restante na ata do encontro, disponível aqui.
Roda de conversa durante o encontro na sede do PT, em Sumaré.
Além disso, Pedro Tourinho, médico sanitarista, trabalhador do SUS e professor universitário, foi convidado para discursar sobre o tema “Saúde e Democracia: a importância da defesa do SUS”.
Para encerrar, a reunião levantou propostas para a Conferência Livre, alinhadas com o Comitê de Luta em Defesa do SUS, como a promoção de encontros temáticos regulares e a divulgação do grupo por toda a cidade a fim de ampliar a participação social.