Notícias


 Conferência Preparatória em Minas Gerais acontece dia 16 de julho

Conferência Preparatória em Minas Gerais acontece dia 16 de julho

06-07-2022

Pesquisadores, sanitaristas, profissionais da saúde e entidades da saúde de Minas Gerais vão realizar a Conferência Preparatória do Estado no dia 16 de julho, das 8h30 às 13 horas, em Belo Horizonte. A atividade, aberta ao público, será realizada no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. Com apoio da Comunidade Risoleta, a construção da etapa mineira produziu muita cultura e ativismo no seu processo de construção e mobilização, sendo mais uma das atividades anteriores à a etapa nacional da Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde, que acontecerá em São Paulo, no dia 5 de agosto.  Saiba mais informações no Instagram da Conferência Preparatória de Minas Gerais

Confira a matéria publicada no Portal Jornalistas Livres e o material de divulgação do evento:

Em Minas Gerais e em todo o país, a Conferência Livre de Saúde irá apresentar à sociedade o Manifesto pela Construção de um SUS 100% Público e Universal.

O Sistema Único de Saúde (SUS) salvou milhões de vida de brasileiros nesta pandemia. E continua a cada dia a salvar. Agora, é preciso salvar o SUS do desfinanciamento, da privatização, da precarização dos direitos de seus trabalhadores. É preciso construir o SUS, base do direito à vida previsto na Constituição de 1988.

A Frente pela Vida, a maior convergência democrática em defesa do SUS desde a sua fundação, formou-se durante a pandemia da Covid-19, em contraponto e alternativa ao negacionismo do governo federal. Ela construiu o Plano Nacional de Enfrentamento à Covid, que serviu de referência fundamental aos estados e municípios e base de legitimidade para a instauração da CPI da Covid no Senado federal.

Em todo o Brasil e nas diversas áreas de atuação do SUS, estarão sendo realizadas Conferências que desembocarão em uma Conferência Livre Nacional Popular de Saúde a ser realizada no dia 5 de agosto, dia mundial da Saúde. Neste momento, serão entregues aos candidatos à presidência da República as metas e compromissos de uma construção plena do SUS 100 % público e universal.

Em Minas Gerais, no dia 16 de julho, de 8:30 às 13:00 horas, no auditório da Faculdade de Medicina da UFMG, avenida Alfredo Balena, 190, acontecerá a Conferência Livre e Popular de Saúde de Minas.

A Conferência Livre de Saúde está sendo convocada pela Frente pela Vida, que reúne as principais entidades do sanitarismo brasileiro – Abrasco ( Associação Brasileira de Saúde Coletiva), Cebes ( Centro Brasileiro de Estudos de Saúde), Rede Unida, Sociedade Brasileira de Bioética, Conselho Nacional de Saúde – além de um conjunto de entidades e partidos do campo democrático, como a SBPC, a Andifes, a ABI, a CNBB, as centrais sindicais e movimentos sociais.

Texto: Comissão Organizadora da Conferência Livre de Saúde MG
Foto: Júlio Fernandes

 

Contato


Desenvolvimento FW2 Agência Digital