Notícias


 Etapas preparatórias do DF para a Conferência Livre debatem sobre democracia e participação popular em saúde

Etapas preparatórias do DF para a Conferência Livre debatem sobre democracia e participação popular em saúde

04-08-2022

A etapa preparatória do Distrito Federal para a Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde foi realizada no dia 26 de julho, no Memorial Darcy Ribeiro, via transmissão no canal do YouTube do Movimento pela Saúde dos Povos - Brasil. A live reuniu cerca de 30 pessoas, de diversos estados, que debateram sobre a importância do conhecimento livre para uma saúde democrática e popular.

Os participantes atentaram que é preciso enfrentar barreiras estruturais, com destaque para as que tangem a propriedade intelectual, para a garantia de acesso a bens essenciais, como medicamentos, vacinas, entre outros. Dessa forma, seria possível a emancipação do povo brasileiro e a construção de um SUS que promova o cuidado integral em saúde.

No total, foram elaboradas 14 propostas relacionadas ao eixo temático sobre “Saúde e Desenvolvimento” da Conferência Livre. Algumas delas são a retomada da Anuência Prévia da Anvisa para a concessão de patentes em saúde, a criação de um banco de dados público que promova a transparência da propriedade intelectual relativa à área e o fomento de cursos de capacitação sobre a importância do domínio público para o o fortalecimento do SUS. As outras diretrizes estão disponíveis aqui, na ata da reunião.

Os organizadores da transmissão foram o Movimento pela Saúde dos Povos - Brasil, as Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais (UAEM Brasil) e o Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI).

Assista abaixo à conferência virtual completa.

 

No mesmo dia, também no Distrito Federal, houve uma conferência preparatória presencial, no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) localizado na Universidade de Brasília (UnB), com a participação de 113 pessoas. O debate foi dividido em três mesas de conversa, com os temas “Enfrentamento da Pandemia no país e no Distrito Federal”,  “Saúde e Democracia” e “Participação Popular em Saúde”. 

A reunião contou com a presença de Túlio Batista Franco, da Frente pela Vida, dep. Leandro Grass – CLDF – pré-candidato GDF , profa. Fátima Sousa - UnB, Sandra Cantanhede - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Daphne Rattner – UnB, Heleno Rodrigues Correa Filho – CEBES, Ildeu de Castro Moreira – SBPC, Keka Bagno – pré-candidata GDF, Dep. Fed. Erika Kokay, Eliane Cruz - Frente pela Vida - Setorial Nacional de Saúde do PT, Swedenberger Barbosa - Fiocruz Brasília, Cristiana Luiz - Movimento Negro Unificado – DF, Débora Tupiniquim – Artic. dos Povos e Organizações Indígenas NE, MG e ES, Josilene Branco de Souza Sales - Movimento de Saúde do Trabalhador, Ruth Venceremos - Drag do Coletivo LGBT do Movimento Sem Terra, Kamila Torres - Levante da Juventude e Maria do Socorro Souza - Ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde.

Esta etapa também foi transmitida no canal do YouTube do Laboratório ECoS. Confira na íntegra.

 

Contato


Desenvolvimento FW2 Agência Digital