A FRENTE PELA VIDA se solidariza com a Professora Doutora Lígia Bahia que sofre uma injusta ação de indenização pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) sob alegação de danos morais causados à entidade, em entrevista dada ao ICL Notícias, sobre a atuação dessa entidade na pandemia.
A professora e pesquisadora é reconhecida pela excelência do seu trabalho e por seu inquestionável compromisso com a saúde no país. Participa ativamente de debates acadêmicos e políticos, sendo frequentemente convidada a expressar seu conhecimento e suas opiniões.
A Frente pela Vida reconhece a liberdade de expressão como um direito essencial ao exercício da democracia. Ao tentar reprimi-la, o CFM impede o livre e essencial debate sobre como este Conselho vem exercendo sua importante função institucional, sob delegação do Estado brasileiro, de regulação da prática da medicina no país.
Orientada por esses valores, a Frente reafirma seu apoio à Professora Lígia Bahia no exercício de seu direito de expressar-se livremente, direito que rege o debate construtivo próprio de uma sociedade diversa e democrática.
Rio de Janeiro, 05.11.2024
FRENTE PELA VIDA.