Notícias


 Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde lançará a Agenda de diretrizes para a Política de Saúde do Brasil no dia 5 de agosto, em São Paulo

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde lançará a Agenda de diretrizes para a Política de Saúde do Brasil no dia 5 de agosto, em São Paulo

19-07-2022

O desejo de transformar a realidade da saúde brasileira e reafirmar o valor de um dos maiores sistemas de saúde do mundo moveu entidades da saúde, instituições de ensino e pesquisa, organizações de trabalhadoras e trabalhadores e lideranças sociais e políticas a construir em todo o Brasil inúmeros eventos e debates em comunidades, sindicatos, universidades e pela internet nos últimos quatro meses.  Esse conjunto de contribuições será reunido em uma Agenda Nacional de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que será aprovada na Etapa Nacional da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde, que acontece no dia 5 de agosto, na cidade de São Paulo.
 
Elaborar saídas para uma política de saúde que dê conta do futuro do Brasil é um exercício que requer um olhar atento para os impactos que a pandemia de Covid-19 provocou e possibilitou num país que já enfrentava uma série de ataques à democracia, instabilidade política e econômica, além de um agravamento da desigualdade. Iniciativa da Frente pela Vida, a proposta da Conferência foi lançada em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e carrega em si o desejo de recolocar a centralidade do direito à saúde, à vida e a um meio ambiente saudável no debate nacional e internacional, aproveitando o cenário eleitoral para debater medidas e propor saídas para a crise sanitária, econômica e social que assola o país. 

Às vésperas das eleições e já ditando o clima do evento, foram realizadas mais de 40 atividades preparatórias que reuniram profissionais de saúde, pesquisadores e sanitaristas para debater soluções para o fortalecimento do SUS, pensando e produzindo saúde a partir dos mais variados enfoques e olhares.
 
Para Rosana Onocko, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Conferência é importante para oferecer amparo técnico e político às decisões que impactam a vida da população brasileira. “Pretendemos fortalecer o cenário da mobilização política, para engajar mais setores na discussão da problemática da Saúde, tentando interferir no processo eleitoral para que os candidatos e as candidatas sejam pressionados a escutar o que nós, entidades da saúde, temos a dizer e a reivindicar para a defesa da vida, da Saúde e do SUS no Brasil”, afirma. 
 
Além de buscar influir no debate das eleições neste ano, as deliberações da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde irão se somar ao processo preparatório da 17ª Conferência Nacional de Saúde, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e que acontecerá em 2023.

Quem estará no evento: 

A Etapa Nacional da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde será realizada na sexta-feira, 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde Brasileira, na Casa de Portugal, no Bairro da Liberdade, em São Paulo.

Participarão do evento gestores, trabalhadores da saúde,  lideranças sociais e  políticas, pesquisadores, sanitaristas e acadêmicas de diversas partes do país que se envolveram nos processos das conferências preparatórias e tiveram suas indicações homologadas pelas coordenações estaduais e setoriais, com credenciamento a partir das 8 horas. Confira o Regimento. 

Como será o evento:

Pela manhã, das 9 às 10h30 horas, a mesa SAÚDE E DEMOCRACIA: A DEFESA DA VIDA terá seis falas que vão abordar temas dos eixos centrais da Conferência. A partir das 10h30 horas começa o ATO EM DEFESA DO SUS. Representantes de entidades do movimento sanitário, dos trabalhadores e dos usuários do SUS vão falar de suas perspectivas para o futuro do Sistema Único , num diálogo direto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que encerrará o ato. A PLENÁRIA FINAL terá início às 14 horas, com expectativa de encerramento às 17 horas. Confira a Programação Completa.

As atividades serão transmitidas pela TV Abrasco e demais canais e instituições integrantes e parceiras da Frente Pela Vida. 
 
Acompanhe as notícias no site da Frente Pela Vida: www.frentepelavida.org.br

Etapa Nacional da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde,
Data : 5 de agosto - sexta-feira
Horário : Das 9 às 17h
Local : Casa de Portugal:
Endereço : Av. da Liberdade, 602 - Liberdade - São Paulo.
Entrada mediante credenciamento junto à Operativa da Conferência

Informações para a imprensa: 
Bruno C. Dias - Comunicação Abrasco - (21) 999035838 - brunodias@abrasco.org.br 
Viviane Claudino - Ascom CNS - (61) 3315-2560 - vivis.vivis@gmail.com

(Última atualização - 04/08/22 -19h30)

Contato


Desenvolvimento FW2 Agência Digital