Notícias


 Frente Pela Vida lança movimento por Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde

Frente Pela Vida lança movimento por Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde

09-02-2022

Lideranças nacionais da Saúde, de diferentes segmentos e representações, reuniram-se virtualmente na segunda-feira, 07, para a consolidação de uma ideia e uma necessidade: a realização de uma Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular para o setor Saúde neste ano de 2022. A previsão de lançamento é em 07 de abril, no Dia Mundial da Saúde, e de realização em 05 de agosto, no Dia Nacional da Saúde.

A reunião foi conduzida por Rosana Onocko, presidente da Abrasco, que saudou a presença de todos e destacou a alegria e a responsabilidade diante do momento conjuntural.

As avaliações feitas pelos participantes destacaram que a perduração da pandemia alimentada pela inação e atos de sabotagem do governo federal vem aprofundando as iniquidades em saúde, o que exige uma nova concertação em torno da defesa do SUS, sinalizando claramente os entraves que impedem sua consolidação como política de Estado, ampliando o diálogo social entre os segmentos do setor Saúde e construindo uma agenda efetiva para as próximas gestões.

Foram apontadas também as transformações vividas pela própria Frente Pela Vida. Criada por um grupo de 7 entidades como uma resposta da sociedade civil pela valorização da ciência, do SUS, da democracia e da solidariedade nas ações governamentais ao coronavírus, a Frente produz um Plano de Enfrentamento à pandemia, documentos intersetoriais reunindo Saúde, Educação e Assistência Social e a campanha “O Brasil Precisa do SUS”. Nesse processo, um grande número de organizações e lideranças sociais e políticas se aproximaram e passaram a somar nas discussões, levando a esse novo momento, de buscar fazer desse espaço um movimento nacional com esse grande encontro presencial que será Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde.

Presente à reunião, Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), saudou a mobilização e destacou que as contribuições advindas das Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde vão se somar ao processo preparatório da 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para julho de 2023, conforme resolução do CNS de outubro passado, e oficialmente convocada em Diário Oficial da União nesta mesma segunda-feira.

Preparativos: A organização dos preparativos para a Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde estão sob responsabilidade da secretaria operativa da Frente Pela Vida, composta por dirigentes da Abrasco, Cebes, Rede Unida, SBB acrescida da SBMFC e ASFOC.

Documentos, artes de convocação e demais produtos para o debate e divulgaçã - já constam a Tese Cebes 2021-2022 e “Fortalecer o SUS, em Defesa da Democracia e da Vida”, da Abrasco - estarão na seção Baixe os Materiais do site da Frente Pela Vida. O lançamento oficial da Conferência será realizado em um grande ato virtual em 07 de abril, Dia Mundial da Saúde. A realização da Conferência tem indicativo para o 05 de agosto, Dia Nacional da Saúde.

Contato


Desenvolvimento FW2 Agência Digital