A Conferência Estadual Preparatória da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), parte do calendário da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde, foi realizada no dia 04 de julho via encontro virtual transmitido no canal do YouTube do Grupo Biodireito, Bioética e Direitos Humanos da UFU, o organizador do evento. O tema da mesa foi "SUS - Direito de todos e dever do Estado: o direito à saúde dos imigrantes."
Como o acesso à saúde é um direito humano, o SUS contribui para a concretização desse direito devido à sua estrutura universal. Partindo desse princípio, a reunião teve como resultado um relatório com o mesmo objetivo de "abordar como o direito humano à saúde está intrinsecamente ligado ao direito ao desenvolvimento, essencial para não deixar ninguém para trás, conforme determina a Agenda 2030, inclusive o imigrante indocumentado".
Na conclusão, os participantes construíram cinco propostas para a melhoria de vida dos estrangeiros. Três delas são o desenvolvimento de políticas públicas de acolhimento mais efetivas a esse grupo vulnerável, a capacitação dos agentes de saúde pública para agir durante atendimento de um imigrante indocumentado e o delineamento de regulamentação específica mais clara a respeito dessa comunidade. Leia o documento na íntegra clicando aqui.
O debate foi sob a coordenação de Claudia Loureiro, docente da UFU, e do Observatório Interamericano e Europeu dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/UFU. Participaram na construção do relatório: Cauã Souza Silva, Daniel Urias, Izabella Vieira Nunes, Luis Delcides, Marcela Martins Nogueira, Pedro Lucchetti, Teresa Santoro e Vania Soares.
Assista à transmissão completa abaixo.